Na tarde dessa quinta-feira (19), a presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), Joélia Silveira, esteve presente na sede da Controladoria-Geral do Estado do Ceará (CGE) para participar da reunião da Comissão Comissão Central de Prevenção e Combate ao Assédio Moral.
Presidida por Tiago Peixoto, os membros foram calorosamente recebidos. O encontro teve início pontualmente às 14h e começou com a discussão do Regimento Interno da Comissão. Conforme informações do Relatório de Inspeções nos estabelecimentos prisionais do Estado do Ceará de 2022, emitido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joélia Silveira apresentou um contexto de assédio institucional na SAP. Isso incluía relatos de casos encaminhados ao Ministério Público do Trabalho, além de registros de suicídios relacionados ao ambiente de trabalho.
Como resultado, a Comissão Central decidiu solicitar o agendamento de uma reunião com a Comissão Setorial para discutir mais profundamente essa questão sensível. Por fim, foi decidido pela elaboração de uma cartilha sobre assédio moral. A reunião foi encerrada após a conclusão dos itens da pauta.
E AINDA
Vale lembrar que, no dia 20 de setembro, dia da manifestação Fora Mauro, foi debatido com membros do Governo do Estado sobre abordagem da perseguição institucional. Naquele dia, saiu o despacho do MPT sobre a denúncia da Comissão dos Direitos Humanos em relação a questão do adoecimento da categoria e que foi instaurada a investigação dos fatos.
Além disso, a presidente do Sindppen-Ce participou de duas Audiências Públicas presididas na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, uma no dia 04 de julho, no qual entregou nas mãos dos parlamentares um levantamento sobre a saúde mental dos policiais penais e outra no dia 02 de outubro.