Campanha de sindicalização
O NOSSO SINDICATO SEGUE FIRME E FORTE; COM DIÁLOGO, LUTA E TRANSPARÊNCIA!
A prática de fazer uma Campanha de Sindicalização é necessariamente envolver os servidores do Sistema Penitenciário nas lutas pelos seus direitos. Para isso, seja necessário fortalecer o sindicato com a participação efetiva de todos, enfrentando os ataques sofridos por quem possa ir contra os nossos interesses. São objetivos da Campanha:
- Fortalecer a luta da categoria a partir da sua entidade representativa
- Congregar os trabalhadores através do sentimento de unidade
- Mostrar a importância da entidade sindical na defesa de direitos
- Garantir benefícios aos associados da entidade
CAMPANHA PERMANENTE DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL
Defesa do trabalho decente no Sistema e de valorização da categoria dos policiais penais.
A diretoria do Sindppen-ce entra no combate contra o assédio moral dentro das unidades, começando com várias postagens que servem para chamar a atenção de quem sofre assédio, como meio de alerta e de transferir conhecimento sobre o assunto.
Quanto mais soubermos do que se trata, mas saberemos como nos defender!
O ASSÉDIO MORAL SÃO ATITUDES QUE REPETIDAS COM FREQUÊNCIA, TORNAM INSUSTENTÁVEL A PERMANÊNCIA NO EMPREGO, PODENDO CAUSAR DANOS PSICOLÓGICOS E ATÉ FÍSICOS, COMO DOENÇAS, DEVIDO AO ESTRESSE CAUSADO PELO ASSÉDIO. Saiba quais os principais pontos dessa campanha:
- Promover informações sobre o assédio moral e formas de combate à essa prática através dos meios de comunicação do sindicato
- Promover palestras e lives sobre a temática
- Publicar cartilha sobre assédio moral
- Proporcionar formas de facilitar o acesso à apoio profissional psicológico
- Denunciar e incentivar a denúncia de casos de assédio nos devidos órgãos
- Buscar medidas de luta que ajudem a combater o adoecimento mental e o suicídio dos policiais penais
EU ME PROTEJO, EU TE PROTEJO
Campanha, provisória, de valorização da categoria no combate ao Covid-19 e de conscientização para a prevenção do contágio da doença.
a campanha “Eu me Protejo, Eu te Protejo” para incentivar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e alertar sobre os cuidados que os policiais penais devem ter dentro das unidades prisionais para evitar a proliferação do Covid-19 (Coronavírus). Ao se proteger, ele pode seguir atuando na sua profissão de proteger a todos, tanto na garantia do correto funcionamento do sistema quanto no combate a disseminação do vírus.
Durante seu funcionamento a campanha ganhou destaque na imprensa e entre outras entidades nacionais relacionadas ao Sistema Prisional. Foram focos da campanha:
- Divulgar informações sobre formas de prevenção a Covid-19
- Cobrar EPI's para uso da categoria e medidas de prevenção por parte do poder público, em especial, para os casos de comorbidade
- Distribuir Kit' s de proteção
- Buscar esclarecer a imprensa e sociedade sobre o papel dos policiais penais durante a pandemia
- Monitorar os casos de contaminação
- Envolver a categoria com publicação de fotos incentivando o uso de EPI's
Polícia Penal, já!
Campanha permanente de valorização da categoria e de implementação da Lei da Polícia Penal.
O Sindppen-Ce lançou a campanha de valorização da carreira da categoria com a defesa da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 8488/2020 da Polícia Penal. A campanha além de divulgar a luta da categoria no site da entidade, redes sociais, visa ações de assessoria, produção de materiais, e principalmente, ação política junto à sociedade com apoio da categoria. São ações da campanha:
- Ações de comunicação para valorização dos policiais penais
- Conquista da aprovação da Emenda à Constituição Estadual 8488 /2020
- Continuidade de ações de fortalecimento após a aprovação da Lei como forma de assegurar à conquista, como por exemplo, novos uniformes, alteração do nome da categoria nos documentos e instituições etc..
- Lutar pelos direitos da categoria
Sindppen-Ce lança Campanha “Regulamentação da polícia penal: mais segurança para o Ceará”
Categoria é convocada para se envolver na campanha que busca a regulamentação da Polícia Penal cearense
Está oficialmente lançada pela diretoria do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) a campanha “Regulamentação da polícia penal: mais segurança para o Ceará”
A campanha visa esclarecer a população e ao Governo a importância da regulamentação e envolver a categoria em atividades de luta e divulgação até a sua conquista. Uma das demandas consideradas mais urgentes dos policiais penais do Ceará é a regulamentação do plano de cargos e carreiras com especificação dos benefícios, após a categoria profissional ter sido estabelecida por uma Emenda Constitucional.
A luta é para que sejam estabelecidos os direitos, benefícios e o Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) que devem contemplam os servidores. A partir da regulamentação, com a criação do órgão Polícia Penal, uma direção geral ligada a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), assumirá a administração, segurança, fiscalização e controle da execução penal, em todas as suas vertentes.
“Vimos que em alguns estados brasileiros, estatutos que já existiam e foram modificados depois da criação da Polícia Penal, e acreditamos que com vontade e luta, as coisas acontecem”, declarou, Joélia Silveira, presidente do Sindppen-Ce.
Ainda segundo a presidente a regulamentação trará segurança jurídica a atuação dos policiais dentro do Sistema, além de fortalecer o combate ao crime organizado. “O estado só tem a ganhar e essa demora não se justifica, a categoria está cansada de promessas vazias e o sindicato vai descer nas unidades para buscar, junto à categoria, o melhor caminho para a aprovação da nossa regulamentação”, desabafou.
Sindppen-Ce na luta. Policial penal qualificado para melhor servir o Ceará! PCCS, Já!
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), é um conjunto de regras e normas que determina os mecanismos de gestão, uma forma de gerenciar as questões relacionadas a salários e promoções.
Com a implantação do PCCS, cada vez mais os policiais penais e servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, serão valorizados em sua profissão, em ação de estímulo à qualificação dos seus serviços, ofertados à sociedade. Além disso, o PCCS busca, também, permitir que o policial penal fique confortável no que se refere a perspectiva de sua carreira e como planejar o seu futuro profissional.
Por isso, a importância de debater e conhecer o projeto de Regulamentação da Polícia Penal, apresentado pela diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), para que a categoria tenha conhecimento sobre salários e cargos que podem vir a ter além de tudo que abrange a Regulamentação.
A realização do PCCS de suma importância para a organização da Regulamentação da Polícia Penal, pois promove igualdade e justiça entre os trabalhadores, já que garante transparência nos processos de promoção e aumentos salariais. “Com o PCCS, os policiais penais vão se sentir valorizados, terão estímulo à qualificação, perspectiva de futuro e regras transparentes, assim oferece ao servidor segurança e garantia no final do mês.” esclarece Daniel Mendes, vice-presidente do sindicato.
O PCCS introduz a possibilidade de desenvolvimentos na carreira de polícia penal através da capacitação em cursos correlatos com o cargo e/ou função, bem como pelo tempo de serviço. Mas não é só de salário e promoções que um plano de cargos e carreiras é feito. Ele precisa abranger muito mais que isso, como a jornada de cada função e os mecanismos de evolução de cada uma.