Sindppen-Ce lança Campanha “Regulamentação da polícia penal: mais segurança para o Ceará”

Categoria é convocada para se envolver na campanha que busca a regulamentação da Polícia Penal cearense

Está oficialmente lançada pela diretoria do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) a campanha “Regulamentação da polícia penal: mais segurança para o Ceará”

A campanha visa esclarecer a população e ao Governo a importância da regulamentação e envolver a categoria em atividades de luta e divulgação até a sua conquista. Uma das demandas consideradas mais urgentes dos policiais penais do Ceará é a regulamentação do plano de cargos e carreiras com especificação dos benefícios, após a categoria profissional ter sido estabelecida por uma Emenda Constitucional.

A luta é para que sejam estabelecidos os direitos, benefícios e o Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) que devem contemplam os servidores. A partir da regulamentação, com a criação do órgão Polícia Penal, uma direção geral ligada a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), assumirá a administração, segurança, fiscalização e controle da execução penal, em todas as suas vertentes.

“Vimos que em alguns estados brasileiros, estatutos que já existiam e foram modificados depois da criação da Polícia Penal, e acreditamos que com vontade e luta, as coisas acontecem”, declarou, Joélia Silveira, presidente do Sindppen-Ce.

Ainda segundo a presidente a regulamentação trará segurança jurídica a atuação dos policiais dentro do Sistema, além de fortalecer o combate ao crime organizado. “O estado só tem a ganhar e essa demora não se justifica, a categoria está cansada de promessas vazias e o sindicato vai descer nas unidades para buscar, junto à categoria, o melhor caminho para a aprovação da nossa regulamentação”, desabafou.

Sindppen-Ce na luta. Policial penal qualificado para melhor servir o Ceará! PCCS, Já!

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), é um conjunto de regras e normas que determina os mecanismos de gestão, uma forma de gerenciar as questões relacionadas a salários e promoções.

Com a implantação do PCCS, cada vez mais os policiais penais e servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, serão valorizados em sua profissão, em ação de estímulo à qualificação dos seus serviços, ofertados à sociedade. Além disso, o PCCS busca, também, permitir que o policial penal fique confortável no que se refere a perspectiva de sua carreira e como planejar o seu futuro profissional.

Por isso, a importância de debater e conhecer o projeto de Regulamentação da Polícia Penal, apresentado pela diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), para que a categoria tenha conhecimento sobre salários e cargos que podem vir a ter além de tudo que abrange a Regulamentação.

A realização do PCCS de suma importância para a organização da Regulamentação da Polícia Penal, pois promove igualdade e justiça entre os trabalhadores, já que garante transparência nos processos de promoção e aumentos salariais. “Com o PCCS, os policiais penais vão se sentir valorizados, terão estímulo à qualificação, perspectiva de futuro e regras transparentes, assim oferece ao servidor segurança e garantia no final do mês.” esclarece Daniel Mendes, vice-presidente do sindicato.

O PCCS introduz a possibilidade de desenvolvimentos na carreira de polícia penal através da capacitação em cursos correlatos com o cargo e/ou função, bem como pelo tempo de serviço. Mas não é só de salário e promoções que um plano de cargos e carreiras é feito. Ele precisa abranger muito mais que isso, como a jornada de cada função e os mecanismos de evolução de cada uma.