CAMPANHA PERMANENTE DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

A diretoria do Sindppen-ce entra no combate contra o assédio moral dentro das unidades, começando com várias postagens que servem para chamar a atenção de quem sofre assédio, como meio de alerta e de transferir conhecimento sobre o assunto.

Quanto mais soubermos do que se trata, mas saberemos como nos defender!

O ASSÉDIO MORAL SÃO ATITUDES QUE REPETIDAS COM FREQUÊNCIA, TORNAM INSUSTENTÁVEL A PERMANÊNCIA NO EMPREGO, PODENDO CAUSAR DANOS PSICOLÓGICOS E ATÉ FÍSICOS, COMO DOENÇAS, DEVIDO AO ESTRESSE CAUSADO PELO ASSÉDIO.

TIPOS DE ASSÉDIO MORAL

1. Assédio Vertical Descendente: Trata-se do tipo de assédio moral mais comum. Esse tipo de assédio toma forma quando o assédio é praticado por um trabalhador hierarquicamente superior ao empregado assediado. Pode-se visualizar esse tipo de assédio, por exemplo, quando há cobrança de metas de seus subordinados e, para isso, os coloca em situações vexatórias.

2. Assédio Moral Organizacional: Nesta hipótese, o empregado sofre violência psicológica da própria organização pelo ambiente de trabalho que está inserido. Normalmente ocorre em locais extremamente competitivos que estimulam seus funcionários a disputarem entre si, propagando o medo (normalmente por meio de ameaças, ainda que de menor grau).

3. Assédio Moral Horizontal: O assédio moral horizontal ocorre entre funcionários que ocupam a mesma posição hierárquica dentro da empresa

VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ! Estamos com você. O Sindppen-Ce está com você. Na categoria existem amigos e amigas dispostos (as) a estar com você. Se você é vítima de assédio moral procure o sindicato e junte provas!

As consequências do assédio moral podem ser graves. Elas afetam o indivíduo assediado, o ambiente de trabalho e a sociedade. A seguir, são listadas algumas das consequências para cada um destes.

Para o indivíduo:
Dores generalizadas;
Palpitações;
Distúrbios digestivos;
Dores de cabeça;
Hipertensão arterial (pressão alta);
Alteração do sono;
Irritabilidade;
Crises de choro;
Abandono de relações pessoais;
Problemas familiares;
Isolamento;
Depressão;
Síndrome do pânico;
Estresse;
Esgotamento físico e emocional;
Perda do significado do trabalho;
Suicídio;

Para a organização/empresa:
Redução da produtividade;
Aumento na rotatividade de pessoal;
Aumento de erros e acidentes;
Absenteísmo;
Aposentadoria prematura;
Clima desfavorável para o trabalho;
Exposição negativa da marca;
Passivos trabalhistas decorrentes de indenizações;
Multas administrativas por manifestações de discriminação;
Licenças médicas;
Demissões.

Para sociedade:
Custos com tratamento médico e reabilitação;
Despesas com benefícios sociais (dependência de auxílio-doença e aposentadoria precoce);
Custos dos processos administrativos e judiciais.