Sindicato conseque, através da Secretaria de Saúde e em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária, mais de 200 doses de vacina para o Sistema Penitenciário, que serão aplicadas amanhã, 14/04
Diretores do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (13/04), com o Secretário de Administração Pública, Mauro Albuquerque.
Na ocasião, o diretor Rafael Magno informou ao secretário que o sindicato tomou conhecimento que algumas doses de vacina contra o Covid-19 estavam sobrando, de acordo com Magno, os diretores presentes insistiram para que o secretário pudesse verificar a informação.
“Prontamente o secretário Mauro ligou para o secretário de saúde, Dr. Cabeto, que confirmou a informação. Ficou então acertado que essas doses iriam diretamente para o Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS) 153 doses e para a Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) VI, 125 doses.” declara Magno.
A motivação dessas distribuições para essas duas unidades é que, a CEPIS tem a maior população carcerária do Estado, além de que os policiais penais fazem escoltas diárias desses presos para vários hospitais em Fortaleza e a CPPL 6, unidade onde o Hospital de Campanha está funcionando e no qual os detentos com Covid-19 estão sendo tratados, portanto, são as unidades que tem um risco maior de contaminação.
Diante da demora e das poucas doses de vacina, a diretoria do sindicato também protocolou no Ministério Público, Defensoria Pública, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª vara da excecução penal, um ofício que solicita um plano emergencial de vacinação para todo o Sistema Penitenciário. Abaixo, os ofícios em pdf para acesso:
Secretaria de Saúde:
Defensoria Pública:
MPCE
protocolo mpce 022021000178409 pag 1
protocolo mpce 022021000178409 pag 2
protocolo mpce 022021000178409 pag 3
Vídeo Joelia Silveira: