O Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciários do Estado do Ceará (Sindasp/CE) lamenta a morte do agente penitenciário Antônio Rodrigues Pessoa, que foi assassinado na tarde desta quarta-feira (12) em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. A vítima era lotada na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, Carrapicho, Caucaia.
Através desta nota de pesar, também repudiamos a inoperância do executivo e suas respectivas secretarias que deveriam estar preparadas para o enfrentamento, porém, o que observamos é o avanço do crime organizado que fez a 15ª vítima somente no ano corrente – todos integrantes da Segurança Pública. São exatamente 15 famílias destruídas por falta de um trabalho de inteligência da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) em conjunto coma Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Não há qualquer monitoramento satisfatório que tenha evitado a morte de membros da Segurança Pública. Os presos projetam as piores ações dentro das unidades prisionais, matam cidadãos e o governo diz que tem o controle de tudo: será mesmo? Estamos à beira de um caos, um cenário de vulnerabilidade para agentes penitenciários, guardas municipais, policiais civis e militares.
Caminharemos em busca de solução, todavia, vale ressaltar que integrantes da Segurança Pública e seus parentes estarão sempre apreensivos com os constantes ataques.