Na manhã desta sexta-feira (08), em entrevista à TV Jangadeiro, o Presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Valdemiro Barbosa, falou sobre as últimas mortes ocorridas nas unidades prisionais do Estado. Segundo o presidente, a superlotação é um dos principais problemas das penitenciárias cearenses, pois os equipamentos que foram construídos para abrigar cerca de 900 presos, atualmente acomodam o dobro da capacidade mínima.
Barbosinha ainda afirma que o efetivo de agentes penitenciários é insuficiente. O Presidente que os empreendimentos estão sucateados e já ocorreram diversas rebeliões. Barbosa apontou que essas irregularidades já foram passadas ao Governo do Estado, porém, até agora não tiveram nenhum retorno.
“Infelizmente o Governador do Estado, não investe no sistema penitencial. Existe ainda uma fragilidade no qual o sistema prisional se encontra. Há diversas ações criminosas comandadas dentro das próprias prisões, dispara o Presidente do SINDASP/CE.