SINDASP/CE se reúne com agentes do Complexo Itaitinga II
O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa, se reuniu na manhã desta quarta-feira(4) com os agentes penitenciários lotados no Complexo Itaitinga II (CPPLs II, III e IV) e o adjunto da Coordenadoria do Sistema Penitenciário.
Na ocasião, foram discutidos assuntos como as deficiências estruturais das unidades prisionais, como a falta d’água; aspectos sobre a segurança dos servidores, principalmente o perigo no entorno do complexo, assim como na parte interna dos presídios; e o assédio moral sofrido por servidores.
Sobre a denúncia de assédio, a diretoria do Sindasp/CE classificou como imoral a postura de alguns diretores de unidades prisionais que tem utilizado de relações hierárquicas autoritárias e antiéticas para constranger e coagido a categoria. A denúncia partiu de companheiros presentes na reunião. Alguns contaram que são pressionados a fazer atividades que não são função do agente penitenciário. Caso a tarefa determinada não seja cumprida, ameaçam encaminhar à Controladoria Geral de Disciplina.
Baseado no relato, o setor Jurídico do sindicato tranquilizou o grupo de servidores e aconselhou o coordenador adjunto a esclarecer as reais funções dos agentes e os critérios de punição para que não seja preciso acionar judicialmente os envolvidos no assédio.
O presidente do Sindasp/CE, Valdemiro Barbosa, reforçou o discurso da advogada, enfatizando que a Controladoria não pode punir um agente por descumprir uma ordem indevida e fez outras cobranças ao coordenador. Dentre as exigências, está o respeito ao horário de almoço dos agentes, conforme previsto no estatuto, e que todos tenham treinamento com armas institucionalizadas. Solicitou ainda uma reunião emergencial com agentes lotados no interior do Ceará.
O adjunto da Coordenadoria do Sistema Penitenciário – Cosipe, José de Sousa, que, na oportunidade, representou o coordenador da COSIPE, Wanderson Pereira e o Secretário da Justiça e Cidadania, Dr. Hélio Leitão, ficou de levar as queixas para serem analisadas. Por fim, Souza prometeu encaminhar solicitação ao setor de engenharia, para que haja o reparo nas áreas internas e externas das unidades.
POR UMA CATEGORIA ESTRUTURADA, FORTE E VALORIZADA!!!