Na manhã dessa quarta-feira (24) a diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), acompanhada por representantes do Hospital e Sanatório Prisional Professor Otávio Lobo (HSPPOL), realizou uma reunião com o secretário-executivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Rafael Bezerra. O encontro teve como objetivo apresentar e discutir demandas relacionadas ao HSPPOL.
Uma das principais pautas abordadas foi a questão da rendição da escolta nos hospitais, especificamente no que diz respeito aos servidores que se deslocam diretamente de suas residências, para a escolta do hospital ou diretamente para a sua unidade de lotação fazer a rendição. Ficou acordado que os servidores terão a opção de escolher entre deslocar-se de casa para o trabalho ou permanecer na unidade, mediante a assinatura de um termo que formaliza a escolha.
Além disso, foi discutido o desafio enfrentado pelos servidores que, por vezes, são deslocados para outras unidades, impactando seus horários de descanso, assim como a sua escala. O secretário Bezerra comprometeu-se a abordar essa questão com os diretores, não apenas no HSPPOL, mas em todas as unidades, visando garantir o respeito aos períodos de descanso dos servidores.
Outro ponto levantado foi a situação dos servidores que possuem o Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT), mas ainda não tiveram suas armas acauteladas e não estão conseguindo fazer as extras mesmo possuindo o curso. O secretário se comprometeu a investigar e resolver essa situação.
A liberação das horas extras também foi tema de discussão, especialmente a diferença de tratamento entre o HSPPOL e outras unidades. De acordo com a direção, Bezerra mostrou desconhecimento sobre essa disparidade e se comprometeu a verificar a situação, ressaltando o princípio de isonomia.
Ao final da reunião, o secretário prometeu disponibilizar a ata da reunião para conhecimento de todos.