O Dia do Trabalhador é uma celebração e uma reafirmação da importância da luta pelos direitos dos trabalhadores.
É um lembrete de que, ao longo da história, muitos lutaram para conquistar condições dignas de trabalho, horários justos e direitos fundamentais. É um dia para honrar suas conquistas e renovar o compromisso de continuar essa luta por um futuro onde todos os trabalhadores sejam respeitados e valorizados.
Compromisso
A diretoria do Sindppen-Ce acredita na importância de todo contexto histórico do dia e no que ele resultou.
Mas também chama atenção sobre por quais motivos, hoje, em pleno 2024, os trabalhadores estão sendo perseguidos por terem de fato usado do seu direito de se manifestar livremente, como consta na constituição federal.
Trabalhador não tem que ser amordaçado. Trabalhador tem o direito de falar, tem o direito de exigir melhores condições de trabalho.
Estamos juntos na defesa da nossa categoria. Pois, por mais que tentem calar os nossos, não conseguirão nos calar, JAMAIS!
Histórico
No Brasil, o Dia do Trabalhador também tem suas origens na luta operária do século XIX. Em 1º de maio de 1886, trabalhadores brasileiros se inspiraram nos protestos ocorridos em Chicago, nos Estados Unidos, e organizaram uma manifestação na cidade do Rio de Janeiro exigindo melhores condições de trabalho e a redução da jornada para oito horas diárias.
A data ganhou ainda mais importância com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, que consolidou os direitos trabalhistas no país.
Desde então, o 1º de maio é celebrado no Brasil como o Dia do Trabalhador, em reconhecimento à luta histórica dos trabalhadores por seus direitos.