Desde que a nova variante do covid-19 chegou ao Estado e com o crescimento dos casos nas unidades prisionais, a direção do sindicato tem insistido na vacinação antecipada e no controle das medidas preventivas
A direção do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) protocolou um pedido de vacinação imediata para os policiais penais do Estado do Ceará, no dia 24 de fevereiro e, há duas semanas os diretores do sindicato têm se reunido com os gestores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para que esse requerimento seja atendido com urgência.
Na semana passada, os diretores do Sindppen-Ce estiveram com o secretário de administração pública, Mauro Albuquerque, e endossaram o pedido em regime de urgência, apresentando o requerimento protocolado no fim de fevereiro. Já na tarde de terça-feira (09), os diretores mostraram novamente o pedido. Na ocasião, também foi solicitado ao Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania (NUSAU), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriado aos policiais penais que estão em escoltas hospitalares e para as unidades, além de já deixar registrado o pedido de extra de reforço para cobrir o baixo efetivo.
“O policial penal tem que ser vacinado urgentemente, a infecção pelo vírus dentro das unidades pode ser desastrosa. Não podemos perder mais colegas de farda, pois o sistema já consta com um baixo efetivo considerável e com o aumento dos atestados por conta dos infectados essa situação poderá se agravar” pontua Joélia Silveira, presidente do Sindppen-Ce.
Segundo a presidente, o importante neste momento, é não medir esforços para resguardar principalmente a saúde dos policiais penais e de seus familiares, por isso foi pedido, em caráter de urgência, o adiantamento da vacinação dos profissionais da segurança pública. “Por conta dos perigos que os policiais penais estão expostos nós nos antecipamos e fizemos esse pedido mesmo antes do lockdown, nesse momento temos que nos manter sempre ativo para proteger a categoria.” Finaliza.