As mulheres guerreiras desempenham papel fundamental para a sociedade, sendo elas atuantes dentro do Sistema Penitenciário ou não, sendo responsáveis pela reorganização social, por sua vida doméstica e pela manutenção da família e dos seus lares, sendo elas, muitas vezes, as chefes de família.
A mulher policial penal enfrenta muitas dificuldades, como doenças causadas por se submeter a um ambiente insalubre e, por diversas vezes perigoso, e ainda desempenhando várias tarefas como ser mãe, esposa, dona de casa e às vezes, sendo responsável pelo próprio sustento.
As policiais penais merecem ser valorizadas na sua profissão e respeitadas. A luta é contínua, contra o machismo no meio profissional, no combate contra o assédio moral e sexual, no trabalho ou na rua. Ser mulher requer uma força surreal e essa força torna a mulher ainda mais especial e completa.
É muito importante essa integração de mulheres, união e troca de experiências, ter sororidade é ponto principal na vida. Construir um caminho de reconhecimento, valorização e respeito por essas mulheres que trabalham em um ambiente masculino, mas que não deixam de cumprir suas tarefas com responsabilidade, comprometimento e coragem.
Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as guerreiras do Sistema Penitenciário e fora dele também.