Parlamentares cearenses aprovaram por unanimidade, no Plenário 13 de Maio, na manhã desta quarta-feira (31), a Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (GAER) dos agentes penitenciários do Estado. A medida está no projeto de lei nº 82/16, oriundo da mensagem nº 8.030/16.
Diretores e filiados do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciários do Estado do Ceará (Sindasp/CE) acompanharam a votação na galeria da Casa Legislativa. “A vitória ainda não é definitiva, não podemos esquecer que alguns agentes penitenciários estão sendo investigados e perseguidos por participarem da greve que garantiu a implementação da GAER. Essa conquista representa mais um degrau garantido nas batalhas travadas contra o Governo que esquece que o servidor público deve ser prioridade”, declarou Valdemiro Barbosa, presidente do Sindasp/CE.
Há quase dois anos que o Sindasp/CE e filiados lutavam pelo o aumento da GAER, de 60% para 100%, mas, lamentavelmente o Governo só negociou após a greve dos agentes penitenciários de 2016. O deputado estadual Renato Roseno (PSOL), durante análise da matéria no Complexo da Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, criticou a demora no atendimento da reivindicação da categoria. Tardiamente a gratificação está sendo garantida. Se tivesse sido garantida há 11 meses atrás o Ceará, a sociedade, os internos, não teriam passado pelo constrangimento que passaram”, declarou Roseno.
O deputado estadual Capitão Wagner Sousa também apoiou a luta dos agentes penitenciários e teve diversas reuniões com a Diretoria Executiva do Sindasp/CE. Em maio passado, Wagner Sousa utilizou a tribuna para defender a categoria. “Os agentes entraram em greve porque o Estado não atendeu suas demandas a tempo, e eu já havia avisado aqui que esses motins estavam na iminência de ocorrer”, completou.