A diretoria do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE) esteve reunida, na tarde dessa segunda-feira (17), no prédio da Sejus, com o responsável pela pasta, Dr. Hélio Leitão, para tratar das demandas da categoria, principalmente o quesito segurança.
O Presidente do Sindasp/CE, Valdemiro Barbosa, solicitou, de forma emergencial, o aumento do efetivo para equipes plantonistas; reforço nas guaritas das muralhas; alojamento e alimentação adequada; iluminação; abastecimento de água e limpeza; conserto do raio x da CPPL de Caucaia; aquisição de pistolas e equipamentos de manutenção das armas, coletes e algemas; entrada de advogados somente nos horários de funcionamento do body scanner; pediu que estabelecesse horário para receber presos no Centro de Triagem e melhorasse a comunicação entre agentes de plantão, o GAP e a PM.
Diante das demandas, o Secretário se comprometeu a resolver algumas pendências com maior rapidez, todavia, precisaria de um prazo maior para solucionar as demais irregularidades. De imediato, ficou acertado o agendamento prévio das visitas de advogados. Além disso, o Secretário também prometeu enviar um técnico para analisar a iluminação da unidade, bem como ficou de analisar a comunicação entre agentes plantonistas e GAP. Sobre o Raio X, informou que a peça está chegando da Alemanha e que o problema será reparado em no máximo 10 dias.
“Queremos mudar o Sistema, mas o estado não quer colaborar, pois o agente compra arma, colete e outros apetrechos para a própria segurança”, declarou um Agente Penitenciário que prefere não passar a identificação. Além desses inúmeros problemas estruturais discutidos na reunião, o Agente Penitenciário ainda está submetido aos desmandos de alguns diretores que trabalham contra a autoridade do servidor no exercício de sua profissão, relatou Barbosinha. O próximo encontro ficou agendado para o dia 28 de setembro.