Visando acelerar as negociações das reivindicações da categoria, o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce) e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) se reunem para debater propostas apresentadas
Na manhã desta segunda-feira (27) a direção executiva do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce) esteve em reunião na sede da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para dialogar sobre as demandas da categoria. A reunião foi composta pela entidade sindical, o Secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque e o coordenador especial da Administração Penitenciária, Alexandre Leite e o coordenador do Núcleo de Segurança e Disciplina da SAP, Germano Moreira.
Permutas
Na ocasião foram discutidas diferentes pautas de interesse da categoria, dentre elas, foi discutido a proposta do Sindasp-Ce para a realização da mudança no Procedimento Operacional Padrão (POP) com a inclusão de mais 01 (uma) permuta, totalizando 04 permutas mensais sendo consecutivas com o plantão. Segundo o secretário geral, Alex Araújo, essa questão das permutas serem feitas consecutivas é uma demanda antiga da categoria e isso irá otimizar o serviços dentro das unidades.
A presidente do Sindasp- Ce, Joélia Silveira afirmou que o secretário Mauro Albuquerque declarou que a mudança é possível e o sindicato está trabalhando para aprovação junto a SAP.
Demandas
Ainda forma discutidas as demandas relativas ao pedido de procedimentos de segurança da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1) e do processo de descontaminação do acesso ao Complexo Penitenciário de Itaitinga 2 e os alojamentos.
Regulamentação Escala Excepcional
Uma das pautas discutidas foi a regularização da minuta do Projeto de Lei que visa a regulamentação de uma escala excepcional que poderá ser flexibilizada.
PEC Polícia Penal
Uma das principais pautas de reivindicação da categoria que também foi tema da reunião, consiste na votação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) da Polícia Penal, o sindicato solicitou o apoio da secretaria para que haja uma rápida aprovação, “para que possamos avançar na PEC, solicitamos apoio ao secretário Mauro Albuquerque que imediatamente mandou uma mensagem diretamente para o Chefe da Casa Civil, Élcio Batista solicitando compromisso”, celebrou a presidente do sindicato.
Remoção
Por fim, o sindicato conversou com o coordenador do Núcleo de Segurança e Disciplina da SAP, Germano Moreira sobre os policiais penais aprovados no último concurso que estavam trabalhando fora do local que prestaram o exame, como estaria o processo de remoção. Este informou a presidente do Sindasp-Ce, Joélia Silveira, que as transferências serão feitas através de critérios como: a região prevista no edital em que o policial penal prestou o concurso e a colocação. Para desempate serão utilizados os critérios da ascensão funcional. Segundo Joélia Silveira, o coordenador garantiu que todos os policiais penais serão transferidos para sua região ou próximas localidades.