A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) realizou, no dia 28 de novembro, às 14h, uma audiência pública na Sala das Comissões do Complexo de Comissões Técnicas da Casa, em Fortaleza. O evento teve como objetivo discutir a Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos do Estado do Ceará para o ano de 2025.
A audiência foi conduzida pelos Deputados Martinha Brandão e Renato Roseno que abriu os trabalhos falando que os servidores têm enfrentado perdas significativas em relação à inflação, especialmente a que mais impacta o seu poder de compra. “É justo e necessário lutar pela recomposição salarial. Nosso mandato tem atuado como porta-voz, buscando diálogo com o governo para garantir a data-base e a recuperação do poder de compra. Reafirmamos nosso compromisso com os servidores, pois sem o serviço público, o Brasil não sobreviveria”, declara ele.
Campanha Salarial 2025
O professor Lúcio apresentou a proposta de reposição salarial para 2025, com base no ano de 2024, respeitando a data-base de 1º de janeiro. Ele destacou a importância de corrigir as perdas acumuladas.
A coordenadora geral do FUASPEC, Ravenna Guimarães, reforçou que a Campanha Salarial 2025 busca corrigir essas perdas históricas e garantir um ganho real que inclua o IPCA mais o crescimento do PIB estadual, totalizando 8,67%. O foco é assegurar melhores condições salariais, benefícios e a valorização do trabalho dos servidores, além de preservar conquistas e resolver pendências, como atrasos na ascensão funcional. Ravena enfatizou que o reconhecimento e a valorização dos servidores são essenciais para a continuidade de um serviço público de qualidade.
A presidente do Sindppen-Ce, Joélia Silveira, compôs a mesa e primeiramente parabenizou a iniciativa dos deputados, destacando o respeito e apoio que eles têm demonstrado à causa dos servidores públicos. Ela reforçou a necessidade de o Governo do Estado se manifestar sobre a proposta apresentada, que está dentro dos parâmetros regulares, considerando a inflação e o crescimento do PIB cearense.
Joélia ressaltou a urgência de incluir a proposta na LOA, que será votada em dezembro, e convocou os servidores a manterem-se mobilizados para alcançar esse objetivo.
Encaminhamentos
Após os debates, Daliene Fortuna, representante da SEPLAG, destacou, em nome do secretário da pasta, a importância de ouvir as demandas dos servidores e buscar formas de conciliar essas necessidades com a capacidade orçamentária do governo.
Assim, o Deputado Roseno concluiu que, diante disso, os estudos já estão sob análise da SEPLAG, e agora aguardamos que a secretaria convoque uma reunião para apresentar uma resposta antes da votação da LOA.
A audiência pública contou com a presença de 32 entidades representativas dos servidores, um comparecimento extremamente expressivo.