Na tarde desta segunda-feira (04), o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) discutiu a Campanha Salarial 2024 dos servidores estaduais em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE).
A audiência aconteceu por conta da intensa articulação liderada pelo Fórum com os deputados estaduais, quase dois meses após a aprovação do requerimento. O documento, de autoria do deputado Renato Roseno, que atende a uma solicitação feita pelo Fuaspec, em conformidade com a revisão geral anual cuja data base é 01 de janeiro.
A mesa foi coordenada pelo líder do Governo na Casa Legislativa, deputado De Assis Diniz, composta por Joelia Silveira, Ravenna Guimarães, Martinha Brandão, Fábio Miranda coordenador da Seplag, Patrícia Teixeira, professor Lúcio Maia e Raquel Dias. O deputado Renato Roseno participou de forma on-line e saudou os servidores, falou da importância de cada um em sua esfera, da valorização com ganhos reais e de reequilibrar o orçamento por conta da defasagem das perdas salariais que vem acontecendo há anos.
A atuação positiva dos parlamentares da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público foi de suma importância na audiência, que contrastou com a postura do representante da Seplag que, em sua breve fala informou estar presente “apenas para ouvir os líderes classistas”.
Já a presidente do Sindppen-Ce e coordenadora do Fuaspec, Joelia Silveira, expressou sobre a importância da instituição das mesas de negociação setorial e central, por lei, que são responsáveis por negociar com Governo do Estado sendo um instrumento legítimo de negociação. “É fruto do trabalho do Fuaspec a efetivação dessas mesas negociais, pois cremos que isso agiliza as nossas demandas e constrói diálogos, entrando em consenso para melhorar ainda mais a qualidade do serviço público.”
Encontro com Governo do Estado
No final de novembro os coordenadores do Fórum estiveram no gabinete do secretário da Articulação Política, Waldemir Catanho questões como: negociações salariais, gratificações e ascensões funcionais. Segundo Catanho, os assuntos seriam levados ao Governador Elmano de Freitas.
Encaminhamentos
Na audiência, a coordenadora geral do Fuaspec, Ravenna Guimarães falou sobre a relevância da audiência com a mobilização dos servidores. Ravenna alertou ainda que a luta terá continuidade, também citou sobre todo processo histórico de luta e sobre a Campanha Salarial passada e as perdas salariais que os servidores tiveram.
Também foi falado sobre a ascensão funcional que é esforço do servidor e dos atrasos de tantos anos. Diniz, concordou com as questões apresentadas sobre a reforma da previdência estadual e, indicou que buscará o diálogo no processo de negociação, visando garantir a reposição salarial e o reajuste com ganho real para todos os servidores.