O Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) completa 15 anos nesse mês de janeiro e a direção do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) parabeniza a unidade pelos anos de sucesso em defender a sociedade civil. O grupo é uma equipe de elite, preparada para intervir em casos graves de quebra de procedimento, motim e rebelião, a fim de restabelecer o controle, bem como defender as unidades de eventuais tentativas de resgate.
A direção do sindicato relembra do começo, quando o nome era Unidade de Apoio Penitenciário (UAP), e o grupo tirava dinheiro do próprio bolso para a compra de fardamento e munições. “A história do GAP é motivo de orgulho para o sistema penitenciário, pois nós da gestão sindical vimos o nascimento e crescimento do grupo, que nasceu primeiro no coração de uma turma aguerrida.” declara a presidente do sindicato, Joélia Silveira.
“O começo surgiu inicialmente com 6 agentes penitenciários na época que tinham como equipamento 6 espingardas, um carro palio e um corsa classic”, relembra o policial penal Adriano Citó, um dos primeiro integrante do UAP. O GAP nasceu UAP com a necessidade de cumprirmos com as atribuições dentro das unidades e quem eram conduzidas pela Polícia Militar na época, que fazia apoio nos procedimentos, como braço armado.” revela ele que também mencionou que, na época, os agentes levaram a situação ao Núcleo de Segurança e Disciplina e vislumbraram a ideia de criar um grupo de agentes penitenciários para fazer os procedimentos.
E assim foi criado o UAP, inicialmente com 6 agentes, que investiram em treinamento e armamento, cursos fora do estado e com instituições cearenses, assim, o grupo foi crescendo com treinamento, capacitação e a seleção cada vez maior de pessoas qualificadas para adentrar ao grupo, ganhando notoriedade e criando um corpo docente para treinar nas unidades, com apoio dos colegas do sistema prisional.
O GAP também tem atribuições multidisciplinares, com base em altos padrões de administração do sistema penitenciário nacional, que serão repassados durante a capacitação. É essa unidade de apoio à tatica operacional, atuando nos variados sinistros do sistema penitenciário que tem como valores a disciplina, hierarquia, lealdade e respeito à dignidade da pessoa reclusa.
Parabéns GAP pelos 15 anos de serviços prestados!