Na tarde de 24 de setembro, a diretoria executiva do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-CE) esteve na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), para participar da segunda audiência de conciliação, convocada para discutir denúncias de práticas antissindicais por parte da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
No entanto, pela segunda vez consecutiva, a SAP não enviou representantes. A ausência foi registrada em ata, repetindo o ocorrido na primeira audiência, realizada em 19 de setembro. A falta de comparecimento da secretaria tem gerado frustração entre os representantes sindicais, que buscam solucionar impasses relacionados aos direitos dos policiais penais e demais servidores do sistema penitenciário.
A diretoria do Sindppen-CE tem se posicionado contra o que considera práticas antissindicais por parte da SAP e continua pressionando por uma solução que valorize e respeite os trabalhadores da categoria.