Entrevista de Joélia Silveira à Rádio Assunção 620 AM: Condições de Trabalho no Sistema Penitenciário Cearense
Na manhã desta quinta-feira (22) o programa “Alô Alô Fortaleza”, da Rádio Assunção 620 AM, recebeu a presidente do Sindppen-Ce, Joélia Silveira abordou as preocupantes condições de trabalho no Sistema Penitenciário do Ceará.
Durante a entrevista, Joélia destacou as graves deficiências enfrentadas pelos profissionais da segurança penitenciária e os impactos diretos sobre o ambiente de trabalho e a segurança nos presídios.
De acordo com a presidente, o sistema penitenciário cearense vive um momento de instabilidade crítica, impulsionada pelo baixo efetivo causando uma sobrecarga de trabalho que tem gerado um ambiente de insegurança.
Esta falta de pessoal não só afeta a segurança interna dos presídios, mas também contribui para a precarização das condições de trabalho e a deterioração da saúde mental dos servidores. Além disso, ela destacou os esforços do Sindppen-Ce em combater o assédio moral e institucional dentro do sistema penitenciário, que agrava as condições de saúde do servidor.
Diante disso, a presidente relatou sobre uma revisão urgente no modelo de gestão de pessoas da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). Ela ressaltou que a prioridade deve ser a proteção e o bem-estar dos policiais penais, que desempenham um papel crucial na manutenção da ordem e segurança dentro dos presídios.