A direção do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), participou do 5º Encontro de Formação Política, Sindical e Profissional da Fetrace com o tema “Que tipo de Mundo está em disputa e qual deve ser o papel do movimento sindical”.
O Encontro será realizados dias 16 e 17 de agosto, através a Secretaria de Formação da Fetrace, com o objetivo de fortalecer a formação política e sindical das entidades sindicais. No primeiro momento, foi destacado a precarização do trabalho e sobre o papel do movimento sindical de compreender a realidade política.
Na ocasião, o vice-presidente do Sindppen-Ce e da Febrappen e diretor de assuntos parlamentares da Ageppen Brasil, Daniel Mendes, esteve presente e participou do debate. Em sua fala, ele destaca sobre a importância do diálogo entre o Governo do Estado com a categoria de Policiais Penais, enfatizando que a comunicação aberta é parte importante a resoluções de problemas que a categoria vem enfrentando dentro do Sistema Penitenciário Cearense.
Na parte da tarde, após o debate sobre ”A importância da qualificação profissional”, a presidente do Sindppen-Ce e diretora de política para mulheres da Ageppen Brasil, Joélia Silveira, ressaltou a necessidade de uma reforma na legislação para que o Ministério do Trabalho também possa contemplar as questões dos servidores estatutários, e não apenas dos trabalhadores sob o regime CLT.
Ela destacou que os servidores estatutários enfrentam problemas semelhantes, como assédio moral e a retirada de direitos, e que é essencial que suas necessidades sejam igualmente abordadas e solucionadas.