Na tarde dessa terça-feira (06), a presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) e Diretora de Políticas para Mulheres da AGEPPEN, Joélia Silveira, juntamente com o vice-presidente e Diretor de Assuntos Parlamentares da AGEPPEN, Daniel Mendes, participaram da 4ª Conferência Nacional da Polícia Penal (ETAPA CENTRO-OESTE).
O evento foi realizado das 09h às 17h, no Auditório Nereu Ramos – Câmara de Deputados – Brasília – DF com o objetivo de discutir sobre o reconhecimento e a valorização da Polícia Penal em âmbito nacional, bem como projetos e perspectivas futuras para a categoria, com foco na Lei Geral da Polícia Penal.
A Conapp abordou aspectos importantes sobre a instituição Polícia Penal, destacando projetos, perspectivas, valorização e reconhecimento da classe. Enfatizou a relevância dos esforços para a criação de uma Lei Geral para a Polícia Penal, que servirá como diretriz para os estados, reforçando o papel fundamental da Polícia Penal na segurança pública. A conferência também discutiu as dificuldades enfrentadas e a necessidade urgente de regulamentação para a Polícia Penal, visando aprimorar sua atuação e integração no sistema de segurança.
Na ocasião, a Deputada Federal Erika Kokay esteve presente e se comprometeu a encaminhar a Lei Geral da Polícia Penal e a realizar uma audiência pública sobre a criação de uma Lei Orgânica da Polícia Penal.
Programação das palestras
A abertura do evento será conduzida por Josimar Pires, Policial Penal e Diretor-Geral da Polícia Penal de Goiás e autor de artigos em psicanálise e desenvolve projetos de pesquisa em educação de jovens e adultos. A segunda palestra foi apresentada por Sandro Abel, Policial Penal Federal e Diretor de Políticas Penitenciárias do Ministério da Justiça.
Thiago Oliveira Sabino de Lima, Policial Penal e Mestre em Ensino em Ciências e Saúde, abordou sobre “Saúde na Vida Policial” na terceira palestra seguido por Fabrício Bonfim, Vereador de Goiás e Policial Penal. Por fim, foi a vez da palestra de João Renato Abreu, Policial Penal graduado em Direito e Pós-graduação em Direito Penal e Controle Social.
Após as palestras, houve um momento para as considerações finais dos presentes e a entrega de homenagens, no qual a presidente Joélia foi homenageada como legitima representante dos policiais penais do Ceará, reconhecendo os relevantes serviços prestados à categoria e à Segurança Pública do Brasil.