No próximo dia 25, das 14h às 17h, será realizado o 1º Fórum sobre Atos Antissindicais, um evento organizado pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (CONALIS), com objetivo de discutir e buscar soluções para um problema crescente no ambiente de trabalho. O fórum será na sede do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região localizado na Av. Almirante Barroso, 466 – Praia de Iracema.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) terá papel central nesse evento, compartilhando estratégias e abordagens no enfrentamento aos atos antissindicais, que prejudicam não apenas os direitos dos trabalhadores, mas também o ambiente de trabalho democrático e saudável.
Programação:
Às 15h, será realizada uma exposição de casos pelo Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), representado pela sua presidente, Joélia SIlveira e pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), que apresentarão situações concretas e desafios enfrentados no combate aos atos antissindicais.
Às 16h, um debate enriquecerá as discussões, permitindo a troca de experiências entre os participantes, que incluirão representantes sindicais, membros do Ministério Público, acadêmicos e outros interessados no tema.
O encerramento está previsto para as 17h, com um panorama das conclusões e possíveis encaminhamentos para promover um ambiente de trabalho decente e livre de práticas que violem os direitos sindicais.
O Fórum representa um passo importante na promoção de um diálogo construtivo e na formulação de estratégias eficazes para proteger os direitos fundamentais dos trabalhadores.