A campanha “Maio Lilás” 2024, promovida pelo Ministério Público do Trabalho, destaca a importância da liberdade sindical e defende os direitos dos trabalhadores, focando em atos que interferem na liberdade sindical e visa conscientizar sobre práticas antissindicais e oferecer orientação para proteger os direitos sindicais.
A categoria de policiais penais enfrenta repetidas criminalizações após protestos pacíficos e justos, incluindo processos administrativos contra os líderes sindicais. Além disso, a diretoria sindical tem que pedir autorização prévia para entrar nas unidades prisionais, o que já consta como prática antissindical.
No entanto, usar meios administrativos para coibir a manifestação e a liberdade associativa é uma afronta à democracia. Essa estratégia visa sufocar os sindicatos, mas a categoria já está sofrendo demais para ser silenciada. A luta agora é pela sobrevivência, e quem luta pela vida não se rende.
Sobre a Campanha
A campanha surgiu para incentivar a realização de atividades que promovam essa liberdade, especialmente durante o mês de maio, que também é quando se comemora o Dia do Trabalho globalmente.
A cor lilás é uma homenagem às vítimas de um incêndio numa fábrica em Nova Iorque, em 1857, onde trabalhadores reivindicavam melhores condições. A campanha visa fortalecer os sindicatos em meio a desafios impostos por mudanças legislativas e ataques à sua representatividade