Na tarde desta segunda-feira (02), a presidente do Sindppen-Ce esteve na Assembleia legislativa do estado do Ceará, para participar de audiência pública sobre Denúncias de Tortura nas Unidades Prisionais do Estado do Ceará. A reunião foi uma iniciativa do deputado Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.
A audiência foi realizada pela Comissão dos Direitos Humanos e reuniu todas as entidades voltadas ao setor, além decomporem a mesa: o deputado Renato Roseno, Antônio Augusto da Comissão de direito Penitenciário da OAB-CE, Naira Filgueira da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Victor Matos, defensor e assessor de Desenvolvimento Institucional da Defensoria Pública, Nelson Gesteira, Promotor público na MPCe, Raynes Viana, juíz titular da 1ª vara de execução penal de Fortaleza, Jovanil Oliveira, secretário executivo de direitos humanos, Vicente Alfeu, secretário executivo da CGD, Jefferson Franklin da Pastoral Carcerária e Marina Araújo do Comitê de prevenção e combate a tortura, além da presidente do Sindppen-Ce, Joélia Silveira.
Na ocasião, Joélia Silveira discursou e sua fala foi muito elogiada e anexada a ata da sessão: “É preciso que parem de considerar o policial penal a partir de lógicas preconceituosas e criminalizadas. Se a lógica de um gestor é tratar seus servidores como problema, da forma que estamos vendo ser refletidas em através de práticas de assédio institucional, declarações e até mesmo disfarçadas em propagandas oficiais, não a mais nada a ser dito sobre a imagem que esse governo tem do papel do sistema penitenciário” desabafa.
Mais uma vez, mesmo recebendo convite, a Secretaria de Administração Penitenciária e de Ressocialização (SAP), não enviou nenhum representante para a Comissão.