Com a finalidade de homenagear os profissionais que trabalham no sistema prisional cearense, o dia 03 de agosto foi instituído como o Dia Estadual do Agente Penitenciário, hoje sendo Dia do Policial Penal, a partir da Lei nº 12.813 proposta pelo então Deputado Estadual Artur Bruno e aprovada no dia 01 de junho de 1998, a pedido da entidade sindical. Portanto, os homens e mulheres que fazem à custódia e promovem a disciplina e a segurança dos sentenciados no sistema prisional do Ceará recebem hoje, as sinceras homenagens de toda diretoria do Sindppen-Ce.
Com comprometimento e lealdade, o Policial Penal trabalha em prol da segurança pública e merece total reconhecimento e valorização por realizar um importante serviço público de alto risco, por salvaguardar a sociedade civil contribuindo através do tratamento penal, da vigilância e custódia da pessoa presa no sistema prisional durante a execução da pena de prisão, ou de medida de segurança, conforme determinadas pelos instrumentos legais.
Temos a tarefa de manter a ordem e a disciplina dentro dos presídios e combate ao crime organizado no âmbito do sistema penitenciário. São profissionais valorosos que enfrentam todas as dificuldades no cotidiano das unidades prisionais com o objetivo maior de zelar para que os sentenciados cumpram as penas para as quais foram condenados.
Que continuem em frente e que eles possam contar com a estrutura e o amparo do sindicato em todos os momentos de suas vidas!