POLICIAIS PENAIS APROVAM OPERAÇÃO PADRÃO E PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS DE REFORÇO OPERACIONAIS A PARTIR DE 1º DE ABRIL
Assembleia dos policiais penais condenou abusos da atual gestão da SAP e aprovou atividades da jornada de lutas e reivindicações da campanha salarial
Mais de 100 policiais penais e servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará participaram da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que aconteceu no dia 18 de março na sede da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace).
A AGE convocada pela direção do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) discutiu o excesso de trabalho ocasionado pelo baixo efetivo de policiais nas unidades prisionais e os abusos relatados pelos policiais penais pela gestão da Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
Foi aprovada a paralisação das atividades do reforço operacional voluntário a partir do dia 1º de abril, assim como a realização da operação padrão, situação em que os policiais penais só farão as atividades de trabalho como estão previstas em lei. Os integrantes do sindicato estarão nas unidades acompanhados de um advogado para fiscalizar as atividades dentro das unidades e coibir os assédios, só podendo ser realizado as atividades que tiverem segurança para o servidor, como por exemplo, a ativação de postos de serviço de acordo com a quantidade de policiais penais no plantão.
A assembleia aprovou a realização de uma manifestação em frente à Casa Civil do Governo do Estado, localizada no Palácio da Abolição, já que a categoria compreende que as tratativas com a SAP não têm mais surtido efeito. Os policiais também aprovaram a realização de uma doação de sangue em massa em um final de semana do mês de abril.
E por último foi aprovado a campanha salarial 2023 com o tema “SEM ENROLAÇÃO! QUEREMOS PCCS E REPOSIÇÃO!” com as seguintes reivindicações: Reposição Salarial; Regulamentação da Polícia Penal; Plano de Cargos, Carreiras e Salários; Fim dos abusos e do assédio; Pela publicação das estabilidades dos policiais penais no probatório; e Reajuste das horas-extras.
Fuaspec
A integrante da coordenação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), Rita de Cássia (Ritinha Bacana) acompanhou a AGE e falou que os depoimentos a emocionaram e como integrante da mesa central de combate ao assédio moral, não poderia ficar calada e vai levar essa situação ao público e ao governo.