“Esses e tantos outros assuntos que foram debatidos hoje em Assembleia, levaremos à reunião de terça-feira (26) com a SAP”, declarou Joélia Silveira durante evento.
Na manhã desse sábado (23/07), às 9h30, na sede da Fetrace, a diretoria executiva do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que deliberou sobre quatro pautas de interesse da categoria.
Compuseram a mesa de debate a presidente Joélia Silveira, o vice-presidente Daniel Mendes e advogado do Sindppen-Ce, Ewerton Rodrigues. O secretário-geral Alex de Araújo e a diretor Paulo Sérgio Saraiva também estiveram presentes acompanhando o evento da categoria.
DEBATE DAS PAUTAS DE DISCUSSÃO
O vice-presidente Daniel Mendes, deu início ao debate das pautas e afirmou que alguns dos projetos encaminhados para a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), ainda estão sendo analisados, como a ascensão funcional. Já o projeto de acúmulo de cargos está tramitando na Assembleia Legislativa.
“Estamos fazendo nosso trabalho como diretoria sindical de informar, de visitar, de conclamar a categoria para participar das assembleias e dos debates, que são importantes. A categoria precisa ter ciência das ações da diretoria sindical que não são poucas e são constantes, vamos buscar os projetos que estão em análise e cobrar a publicação deles.” Declarou o vice-presidente.
Na ocasião, o diretor Alex Araújo explicou sobre a Lei das Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2023, aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 15 de julho, e que garantiu o pagamento da reestruturação de carreira para os órgãos de administração pública estadual. Ressaltou que o interesse está todo voltado para aprovação da lei de orçamentária de 2023 que será votada em dezembro de 2022, para que a categoria consiga o orçamento para custear o Plano de Cargo e Carreira dentro da LDO de 2023.
A presidente do sindicato, Joélia Silveira, analisou que “houve falas, colocadas em votação, que enriqueceram o debate”, e salientou o vídeo enviado pelo policial penal e membro da Comissão de Segurança Pública da OAB-CE, Paulo José (o PJ),” demostrando a vontade de participação da categoria na ação sindical, além do caráter democrático deste momento”.
ENCAMINHAMENTOS
A ascensão funcional 2022, ano base 2021, será publicada no fim de agosto e caso não seja, o sindicato sugere que, a partir da data prometida, a categoria se una a diretoria sindical para trabalhar uma agenda de mobilizações para cobrar os projetos parados, “assim como foi com o projeto da Regulamentação que está parado desde fevereiro, quando entregamos, não devemos mais aceitar que esses projetos se tornem morosos. Esses e tantos outros assuntos que foram debatidos hoje em Assembleia, levaremos à reunião de terça-feira (26) com a SAP”, declarou Joélia Silveira.
Sobre os projetos em andamento, a presidente informa que a direção irá buscar as aprovações dos projetos em questão e que, como decidido na Assembleia, informar para a categoria sobre os encaminhamentos das reuniões sobre a Regulamentação. “Iremos informar através de lives e no site também, assim como a agenda de mobilizações, caso seja necessário.” Finaliza.