A direção do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) alerta sobre a dificuldade de acessar os complexos penitenciários. Essa prática antissindical já vem acontecendo há meses. A diretoria executiva tem recebido diversas ligações da categoria para se fazer presente nas unidades prisionais, mas estão sendo impedidos de entrar.
A informação, repassada aos diretores, é que é preciso um aviso prévio para o acesso, para a diretoria do Sindppen-Ce pedir uma autorização para adentrar nos complexos. Mais uma vez, o nome do titular da Coordenadoria Especializada da Administração Penitenciária, Alexandre Leite, foi citado como responsável pela não-autorização de entrada do sindicato.
Desde setembro de 2021, o sindicato enfrenta dificuldades para encontrar os trabalhadores no local de trabalho, a partir de regras criadas pela SAP (Secretaria Administração Penitenciária) que não estão dentro de um critério de razoabilidade e que desrespeitam a liberdade sindical.