A Diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) vem, por meio desta nota, repudiar um vídeo que viralizou e circula desde a noite de ontem (16/09). Trata-se de um treinamento de boxe no qual um policial penal é visivelmente agredido, desrespeitado e humilhado, sendo exposto à ridicularização e pondo em risco sua integridade física e mental.
O treinamento foi realizado durante o Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), executado pela Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI). Tomamos conhecimento desse treinamento na noite de quinta-feira através do vídeo. O sindicato exige da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a implementação de medidas para coibir os excessos nos treinamentos especializados para capacitação de policiais penais, ministrados por instrutores na observância dos preceitos legais, quando da realização de cursos e treinamentos.
Estamos engajados para fortalecer a importância do Trabalho Decente no Ambiente Carcerário, passando pelo físico, psicológico e emocional, além da forma de tratamento. De repente, aparece um treinamento desse tipo que expõe o servidor ao ridículo e à humilhação. Isso é inaceitável.
O Sindppen-Ce busca melhorias para a categoria desde sua fundação. Não podemos aceitar esse tipo de conduta inadequada da parte de colegas de farda que têm a mesma vivência de luta e trabalho dentro do Sistema Penitenciário.