A diretoria do sindicato pede a urgência na vacinação de todo Sistema Penitenciário, vacinação segue é lenta
Na tarde dessa segunda-feira, a diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), esteve em frente a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa-CE) realizando um ato pró vacina, ressaltando a urgência de mais doses para todo Sistema Penitenciário.
A presidente do Sindppen-Ce, Joélia Silveira, fez sua declaração em frente a Sesa demonstrando sua indignação a favor dos policiais penais que ainda estão esperando a vacina contra a Covid-19. Na ocasião, a presidente lembrou dos ofícios protocolados pelo sindicato, exigindo a vacinação imediata da categoria.
Além disso, foi citado com grande comoção as perdas dos colegas infectados e sobre os números crescentes de contágio. “O policial penal necessita urgentemente dessa vacina, não é a primeira vez que estamos aqui na Secretaria de Saúde pedindo que nos ouçam. O Secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, também oficializou o pedido de vacinação urgente. Esses pedidos devem ser ouvidos e só vamos parar quando todo sistema tiver imunizado.”
O secretário geral, Alex Araújo, cobrou o reconhecimento dos policiais penais como segurança pública e indagou sobre por quais motivos a categoria não tem sido tratada como deveria ser. O diretor Rafael Magno destaca que a reivindicação é justa pois, somente 200 vacinas foram disponibilizadas até agora e o processo segue lento. A diretoria ressalta que, além da Secretaria de Saúde não dá nenhuma resposta, nos municípios os policiais penais estão sendo discriminados pois não estão sendo reconhecidos como servidores da segurança pública. Muitos desses municípios já vacinaram policiais militares e civis e ainda não incluiram o policial penal. “Exigimos respeito e isonomia e que a Secretaria de Saúde oriente os municípios a vacinar os policiais penais”. declara Joélia.
Para lembrar
Vale lembrar que em fevereiro o sindicato esteve na Secretaria de Administração Pública para endossar os pedidos das doses de vacina e desde então, poucos policiais penais foram vacinados. “O policial penal tem que ser vacinado urgentemente, a infecção pelo vírus dentro das unidades pode ser desastrosa. Não podemos perder mais colegas de farda, pois o sistema já consta com um baixo efetivo considerável e com o aumento dos atestados por conta dos infectados essa situação poderá se agravar” pontua a presidente.
Segundo a diretoria, o importante neste momento, é não medir esforços para resguardar principalmente a saúde dos policiais penais e de seus familiares, por isso foi pedido, em caráter de urgência, a vacinação urgente dos profissionais da segurança pública.
Veja os vídeos de hoje:
Presidente Joélia Silveira
Alex Araújo:
Rafael Magno:
Palavra do Vice-Presidente, Daniel Mendes: