Segundo informações da mídia nacional e da Secretaria de Administração Pública (SAP), a vacinação para a segurança pública nacional deverá ser realizada já no próximo mês
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), Joélia Silveira, recebeu hoje, 24/03, do secretário de administração penitenciária, Mauro Albuquerque, a informação que os policiais penais do Estado do Ceará irão ser vacinados contra a Covid-19 a partir do próximo mês. Estados como o Pará já iniciaram a vacinação dos policiais penais, o Governo de São Paulo já informou que os policiais irão ser vacinados a partir de abril, juntamente com o Distrito Federal.
O ministro André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública, enviou um ofício ontem, 23/03, ao Ministério da Saúde pedindo que policiais sejam incluídos na fila de prioridade de vacinação contra a Covid-19. Essa medida teve ganhou força e apoio de todos os sindicatos de segurança pública do país que se mobilizaram para que os policiais fossem vacinados antecipadamente e com regime de urgência.
A diretoria do Sindppen-Ce já havia se mobilizado e protocolado um pedido de vacinação imediata para os policiais penais do Estado do Ceará, no dia 24 de fevereiro. “Estamos esperançosos que a imunização comece, isso é em regime de urgência. A infecção pelo vírus dentro das unidades pode ser desastrosa e não podemos perder mais colegas de farda, temos que resguardar a saúde dos policiais penais, além da nossa preocupação com o baixo efetivo.” Declara a presidente.
De acordo com a CNN, nesta quarta-feira (24), o general Eduardo Pazuello irá anunciar o início da vacinação de pessoas com comorbidades, além de novos setores específicos, como professores, policiais, bombeiros e funcionários públicos que atuem no serviço funerário.