Diante do aumento números de casos de Covid-19 no país e no nosso estado, diretoria do sindicato reforça o seguimento da campanha, iniciada em março do ano passado
Denominada “Eu me protejo, eu te protejo”, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção dos policiais penais para que se redobre os cuidados neste momento em que a pandemia se agrava. O policial penal cumpre o que se considera serviço essencial para sociedade e precisa estar saudável para continuar cumprindo seu papel de segurança pública, protegendo e mantendo a população segura.
De acordo com a matéria veiculada hoje (06/03) no Diário do Nordeste, a qual a presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), Joélia Silveira participou, em menos de um ano 1.620 internos nestes equipamentos testaram positivo para Covid-19 no Estado. Outros 783 casos foram contabilizados, sendo 587 em policiais penais e 196 nos demais colaboradores.
O uso dos EPIs dentro do Sistema Prisional se tornou indispensável, tanto para evitar a contaminação entre servidores como evitar que o policial penal possa contaminar um familiar ao ir para casa. Desta forma ao se proteger, ele pode seguir atuando na sua profissão de proteger a todos, tanto na garantia do correto funcionamento do sistema quanto no combate a disseminação do vírus.
Diante disso, a campanha do sindicato reforça que o uso de máscaras, luvas, óculos de proteção e álcool, e o reforço da higienização das mãos com água e sabão e da VTR (quando trocar de condutor) e demais equipamentos de uso coletivo. Por conta nova fase de lockdown e dos números de óbitos e contaminados, a diretoria do Sindppen-Ce, reforça a necessidade dos cuidados de higienização e prevenção de contágio como uso correto de máscara, uso do álcool em gele higienização do material de trabalho.
Aumento de casos
Chegaram até a entidade informações de companheiros que foram novamente infectados pelo vírus, além das infecções pelas variantes do covid-19 que já circula no Estado do Ceará. “Nossa categoria que não descansa na defesa da segurança pública, também não vai dar descanso para esse vírus até que estejamos todos vacinados. Vamos seguir unidos, sem relaxar nos cuidados e, dessa forma, proteger nossa família, nossos amigos, companheiros de trabalho e o nosso povo a quem tanto amamos e dedicamos nossas vidas.” Declara a presidente do Sindppen-Ce, Joélia Silveira.
De acordo com dados da Secretaria de Administração Peniteciária (SAP),na quinta-feira passada (04/03) haviam 54 internos em tratamento para quadro leve da doença, sendo 29 deles recém-chegados da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), localizada no Centro de Fortaleza. A SAP afirma que todos os internos ao entrarem no sistema prisional são submetidos a testagem. Em quase 350 dias foram realizados pelo menos 17 mil testes entre internos e servidores.
Link para a matéria do Diário do Nordeste aqui
Veja o vídeo da presidente sobre o fortalecimento da Campanha: