Além dos esforços para a distribuição de EPIs, realização de testes e acompanhamento de profissionais de saúde nas unidades, sindicato ver hospital de campanha sendo efetuado
Desde o primeiro caso de Covid-19 dentro do sistema penitenciário, o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce) tem sido destaque na imprensa cearense e nacional para falar sobre o assunto e propagar as ações feitas para o combate do vírus nas unidades.
Diante disso, o sindicato solicitou ao Governo do Estado, no início da pandemia, diversas medidas preventivas para a segurança da categoria (veja aqui o plano emergencial). Uma dessas medidas foi um hospital de campanha para o Sistema Penitenciário, ou um local de apoio para o enfrentamento do Covid-19 no sistema, reivindicado pelo Sindasp-Ce, resultando na abertura de uma enfermaria máxima de saúde, montada no presídio de segurança máxima de Aquiraz.
Em entrevista ao portal CNEWS, o diretor financeiro do Sindasp-Ce, Rafael Magno, externou a preocupação contínua dos crescentes casos de coronavírus dentro das unidades e pede providência e apoio da Secretária de Administração Penitenciária (SAP) para que outras medidas reivindicadas pelo sindicato, sejam efetuadas.
Até o momento foram confirmados 426 casos da Covid-19 no sistema sendo: 225 policiais penais, 142 internos e 59 servidores terceirizados. 20% desses detentos contaminados precisaram de atendimento hospitalar, dois dos que estavam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não resistiram e chegaram à óbito.
Link das matérias:
CNEWS (02/06)
Bom Dia CE (28/06)
Histórico do sindicato no combate ao covid-19 em destaque na mídia:
http://sindaspce.org.br/noticias-do-sindicato/sindasp-ce-divulga-luta-e-medidas-preventivas-contra-covid-19-na-midia-cearense