A Diretoria Executiva do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE ) comemorou a aprovação da PEC que cria as polícias penais federal, estaduais e distrital. Na semana passada, o diretor Natanael Andrade estava com o presidente da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciário, Fernando Anunciação, na articulação política em Brasília, todavia, somente na tarde desta terça-feira (24) que a pauta foi apreciada pelos parlamentares.
A proposta de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi aprovada, em segundo turno, por unanimidade, foram 62 votos favoráveis. O projeto prevê a inserção do agente penitenciário ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública. O primeiro turno foi aprovado no mês passado e, com a conclusão da segunda fase, a PEC segue para a análise da Câmara dos Deputados.
Cássio Cunha Lima destacou a presença de representantes de agentes penitenciários nas galerias do Plenário do Senado. Ele afirmou que os agentes penitenciários exercem a segunda profissão mais estressante do mundo, atrás apenas dos mineradores. A próxima etapa do Sindasp/CE será participar da articulação com os deputados federais, abordando a importância da matéria para a categoria.