As funcionais dos agentes penitenciários já estão disponíveis na Secretaria da Justiça (Sejus). A conquista da categoria veio após as diversas cobranças do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE) que, ainda no ano de 2014 contratou um designer e, a partir desse projeto logístico entregou o primeiro lote. Vale ressaltar que a contratação do profissional veio com a informação que a Sejus não disponibilizaria recursos financeiros para a confecção dos documentos.
Mas não parou por ai, o assunto era colocado como pauta até quando o tema não estava previsto para ser debatido nas reuniões com os gestores da pasta. As cobranças tiveram início desde a gestão da ex-secretária Mariana Lobo, como comprova a imagem da publicação no facebook.
À época, após expor a realidade do Sistema Prisional, Valdemiro Barbosa recebeu a informação que o Estado havia contratado uma empresa para confeccionar as identidades, conforme matéria publicada no site da entidade.
Mas como não houve o cumprimento do prometido, o Sindasp/CE denunciou a situação à mídia.
Por fim, tardiamente a Sejus informa que as funcionais já estão disponíveis.