No dia 9 de maio passado, a titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Dra. Socorro França, se reuniu com o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciários do Estado do Ceará (Sindasp/CE) e, na ocasião, confirmou que o edital para o concurso público de agente penitenciário do Estado seria lançado até o mês de junho. Á época, a secretária Socorro França confirmou a primeira reunião para a preparação do edital ao presidente do Sindasp/CE, Valdemiro Barbosa, reunião divulgada na imprensa.
Claro que percebemos o atraso no lançamento do edital, visto que somente nesta terça-feira (27), que a pauta foi discutida e aprovada no Complexo das Comissões, da Assembleia Legislativa, e segue para análise dos parlamentares, todavia, o certame está encaminhado. A aprovação ficou a disposição dos integrantes das comissões de Agropecuária; de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP); de Defesa Social e de Educação que, em conjunto, expuseram e apreciaram duas matérias de autoria do Poder Executivo, entre elas a criação de cargos para agentes penitenciários.
“Esse é o resultado de muito esforço da diretoria do Sindasp/CE, que há anos cobra um concurso público para agente penitenciário” Conhecemos a realidade das cadeias e grandes unidades prisionais e, sempre repassamos os anseios da categoria que vive sufocada com a superlotação nas carceragens. Quem acompanha nosso site saberá que essa cobrança é bem antiga”, declarou Valdemiro Barbosa, presidente do Sindasp/CE.