O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa, recebeu neste fim, durante o 1º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros Ceará (CSB), o apoio de cerca de 300 lideranças sindicais, contra a solicitação do Ministério Público do Ceará (MPCE), que na quinta-feira (4) ajuizou uma ação civil pública pela demissão de 10 agentes penitenciários, entre eles o presidente do Sindasp/CE, diante da morte de 18 presos e da depredação de presídios. Segundo os promotores de Justiça, a greve dos agentes penitenciários, em maio do ano passado, resultou na suspensão das visitas aos presos, “algo sagrado na massa carcerária”.
Representantes de 58 sindicatos e federações lançaram moção de repúdio contra o que chamaram de “perseguição do Ministério Público aos servidores penitenciários que participaram da greve no ano passado”.
“É inaceitável querer transferir responsabilidades do Estado aos agentes penitenciários. Estamos mais fortes e lutaremos contra qualquer ação tenebrosa”, disse Valdemiro Barbosa, eleito durante o congresso ao cargo de vice-presidente da CSB. Outro integrante do Sindasp/CE, o diretor financeiro Natanael Andrade, foi eleito 2º secretário da Central. Os novos dirigentes da CSB cumprirão mandatos até 2022.
FONTE: Blog do Eliomar
Link: http://blogdoeliomar.com.br/demissao-de-agentes-presidente-do-sindasp-ceara-recebe-apoio-contra-solicitacao-do-ministerio-publico/