O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Valdemiro Barbosa, se reuniu na semana passada, na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), com a titular da pasta, Dra. Socorro França, para discutir as principais deficiências das cadeias públicas e grande unidades prisionais do Estado. Durante o encontro, a Secretária comunicou que a Sejus receberá R$ 52 milhões provenientes do Ministério da Justiça. Parte do montante será destinado para reformar alojamentos utilizados pelos agentes penitenciários, compra de fardamentos, armamentos e coletes balísticos.
Diante a solicitação do presidente do Sindasp/CE de criar o Fundo Penitenciário, solicitação protocolada no início de janeiro, no Palácio da Abolição, Socorro França informou que já requereu do governador uma medida emergencial para a instalação do Fundo, deixando o Ceará entre os estados que recebem verbas federais.
“Vejo competência e comprometimento na figura da nova gestora”, declarou o presidente do Sindasp/CE, fazendo referência às primeiras ações. Ainda na reunião, Socorro França informou que o Ceará receberá 22 viaturas requeridas do Departamento Penitenciário (Depen) e confirmou concurso público para o segundo semestre de 2017.